7, fevereiro, 2012
    Fotos:Cristina Wanderley

    Olás!!

    Vejam os trâmites para pedir os documentos dos pequenos!

    Para pedir a inscrição no CPF é necessário( não tem idade mínima):

    -um dos pais comparecer com a via original da certidão de nascimento do bêbe/criança, e  identidade própria,  a uma agência do Banco do Brasil e pedir para pagar a taxa de solicitação de CPF;

    -após pagar esta taxa, um dos pais deve comparecer na Secretaria da Receita Federal e entregar a taxa paga, mais certidão de nascimento do bêbe/criança, documento de identidade próprio e comprovante de endereço para fazer o pedido.

    obs: no site diz que pode-se pagar a taxa nas agências da Caixa Econômica Federal ou Correios, mas quando fui fazer isto na Caixa me informaram, na data, que era somente no Banco do Brasil. Não sei se quanto aos outros locais se houve alguma modificação, mas no Banco do Brasil está tudo ok atualmente.

    Aqui vocês encontram outros esclarecimentos para dúvidas que possam surgir.

    Para pedir a Carteira de Identidade, um dos pais deve comparecer a um dos postos autorizados(para MG) e levar:

    -carteira de Identidade própria;

    -bêbe/criança, para colher as impressões digitais de todos os dedos das duas mãos;

    -2 fotos de rosto, 3 x 4 coloridas e de fundo branco;

    -certidão de nascimento, via original, do bêbe/criança ;

    -Comprovante de pagamento do DAE (Documento de Arrecadação Estadual), há um link para imprimir esta guia aqui;

    -CPF (se já tiver e quiser a inclusão do número na Identidade).

     

    Para pedir o passaporte, vejam aqui todos os detalhes e, em síntese, é necessário:

    -a presença de ambos os pais ou responsáveis com a Carteira de Identidade em via original( no caso da presença de somente um deles, há um formulário a ser preenchido e com firma reconhecida da assinatura em cartório);

    -certidão de nascimento ou identidade, em via original do bêbe/criança;

    -a presença bêbe/criança;

    -comprovante de pagamento da respectiva taxa;

    -formulários de requisição e agendamento preenchidos( no link  acima do site da Polícia Federal tem para preencher e imprimir);

    -1 foto de rosto 5X7 colorida, recente e de fundo branco(pode ser tirada lá na hora da solicitação do passaporte, mas pedem para levar caso a criança chore ou não queira tirar a foto).

     

    Observações importantes:

    -solicitar inscrição no CPF , Carteira de Identidade e Passaporte são assuntos distintos e independentes , pode-se pedir algum destes documentos em separado do outro, para menores de 18 anos;

    -optei primeiro pelo CPF, quando fui providenciar os documentos do meu filho, para que o número deste saísse na carteira de identidade quando esta fosse pedida e, o passaporte foi o último documento( nos formulários de pedido, já pude digitar os números do CPF e Identidade, porque eu já possuia os dois, embora para menor de 18 anos não seja obrigatório para requerimento do passaporte);

    -evitem levar os pequeninos em locais de aglomeração de pessoas, para que fiquem protegidos de doenças contagiosas(fizemos a foto 3×4 e a identidade em locais praticamente que estávamos  somente nós mesmos);

    -quando fui fotografar meu baby para as fotos da identidade, a atendente da empresa deste serviço falou que não tinha jeito. Aí eu perguntei o por quê e ela me falou que era difícil, etc e tal…mas que depressa peguei o Julinho e posicionei-o em pé com muito cuidado, com a manta branca dele ao fundo e pronto, estava ok para a tal foto difícil, que saiu rapidinho;

    -pedi a identidade do meu baby em uma delegacia de polícia civil do interior de MG, para que ele não tivesse contato com multidões de pessoas;

    - é muito prático ter todos os documentos dos pequenos, mesmo sem precisar imediatamente, porque facilita nas consultas, viagens e outros procedimentos que se fizerem necessários a obrigatoriedade;

    -os pais andarem para cima e para baixo com a certidão de nascimento dos filhos, pode ocasionar a danificação desta, além do desconforto pelo tamanho do documento.

    Gente,

    claro que cada família tem a sua realidade e necessidade de providenciar os documentos dos filhos. Penso que o quanto antes, desde que não comprometa a saúde e bem-estar do bêbe e da criança, é o ideal. Não é raro virmos adolescentes prestes a entrar na maioridade(18 anos) sem CPF e Identidade, que são os básicos. Meu filho, de 1 ano e 6 meses, tem todos os documentos que mencionei acima, há mais de um ano, e a todo instante vejo o tanto que foi importante!

    Bjoss

    -Endereço da Receita Federal->BH:  Edifício-Sede da Receita Federal – 10º andar – Av. Afonso Pena, 1316, Centro – Belo Horizonte – MG( naquele prédio esquina da Afonso Pena com o início da Augusto de Lima, ao lado do prédio dos Correios).

    -Fotos para documentos-> em BH lojas da rede Retes.

    17 Respostas até agora.

    1. Simone disse:

      Parabéns pelos esclarecimentos!

    2. Ana Carla disse:

      Cris,
      que post de utilidade pública é este? Deveria sair era no jornal, tamanha a importância!
      Tenho dois filhos adolescentes que tem somente a identidade. Se eu soubesse destas antes, teria tirado primeiro o cpf. Mas ainda dá tempo e vou correr atrás disto esta semana.Muito obrigada mesmo!

    3. Dinorá Carla disse:

      Muito útil as dicas. Obrigada,
      Carla

    4. Zilda disse:

      Cris essas informações so bre os documentos necessarios e para todo estado?

      • Cristina Wanderley disse:

        Ei, Zilda!
        Não somente para todo o estado, como para o Brasil. Os órgãos certos deverão ser procurados em cada estado. Mas vale sim!
        Bjoss

    5. Eduardo disse:

      Cris, obrigado pelo passo-a-passo para tirar os documentos dos pequenos, estou querendo tirar para a minha filha de 7 meses e o seu procedimento clarificou bastante.
      Você saberia me informar a validade de cada um dos documentos? Me informaram que eles teriam uma validade reduzida para crianças. Obrigado, Edu

      • Cristina Wanderley disse:

        Oi, Eduardo, tudo bem?
        O CPF não tem data de validade determinada, é para toda a vida! A Carteira de Identidade a mesma coisa, sendo que, é bom trocar o documento de acordo com o crescimento da criança. O meu filho tirou a identidade com 2 meses e vou fazer outra somente quando ele tiver uns 6 ou 7 anos por causa da foto. Depois pretendo trocar somente próxima dos 18 anos.
        O passaporte para bebês de até um ano vale um ano. A partir daí a validade aumenta para 2 anos quando a idade é de 2 anos e, idade acima desta sugiro você ligar na Polícia Federal ou consultar o site porque não sei te dizer!
        Abs e obrigada pela visita!

    6. Parabéns Dra. Cristina;
      realmente suas informações são de caráter público e a nível nacional !

    7. Denise disse:

      Olá, Muito legal vc postar isso para as pessoas que não sabem mas o CPF hoje em dia não tem idade mínima. Eu também já fiz tudo para meus filhos desde 4 meses de idade!! Parabéns temos todos que fazer isso pelos nossos filhos o quanto antes para facilitar a vida!!

    8. adriana moreira disse:

      muito obrigado, foi de suma importância este post, evitou o desgaste físico meu e de meu bebê, afinal eu ia na delegacia me informar primeiro e voltaria novamente para fazer os documentos mas agora que já estou informada é mais fácil, mais uma vez muito obrigada.

    9. Júlio disse:

      “- é muito prático ter todos os documentos dos pequenos, mesmo sem precisar imediatamente, porque facilita nas consultas, viagens e outros procedimentos que se fizerem necessários a obrigatoriedade;”

      Esse é o ponto crucial: não há situações que obriguem uma criança a se identificar por RG. Nunca tive uma consulta ou viagem dificultada por falta de RG dos meus filhos. Nem mesmo matrícula em escola. Não se iluda para não confundir os outros. Quando você deixar seus filhos andarem sozinhos na rua, aí é importante tirar o RG para que eles possam se identificar na falta do responsável. Mas quando isso ocorrer, já pode chamar seu filho de adolescente. :-)

    Deixe um recado



    − 1 = oito